HEMATÓCRITO (ou Ht ou Htc)      

O que é o hematócrito? 

O Hct representa a proporção entre a parte sólida e a parte líquida do sangue. É a massa total de glóbulos vermelhos por volume de sangue.

Representa um dos mais importantes exames da série vermelha (exames que avaliam as células sanguíneas).

Como é solicitado o exame?

O hematócrito é normalmente solicitado como parte do hemograma e é repetido em intervalos regulares conforme necessidade.

O que é o hemograma?

Hemograma é um exame de sangue que avalia quantitativamente e qualitativamente os elementos presentes no sangue, auxiliando no diagnóstico de anemias e seus tipos, quantidade de plaquetas, alterações neoplásicas, processos infecciosos entre outras complicações.

Quando é feito é feito o exame para determinação de hematócrito?

Quando há necessidade de fazer o acompanhamento de processos que já foram diagnosticados ou de diagnosticar alguns distúrbios, tais como:

  • Anemia

A anemia pode causar sintomas como fadiga, fraqueza e cefaleia constante. A menor viscosidade do sangue contraindica, por exemplo, intervenções cirurgias pela possibilidade de processos hemorrágicos.

  • Policitemia

Policitemias são doenças caracterizadas por um aumento do número de glóbulos vermelhos. O aumento da viscosidade do sangue daí derivado pode causar várias doenças microangiopáticas.

  • Resposta ao tratamento de anemia ou de policitemia
  • Desidratação
  • Decisão de transfusão de sangue em anemias graves
  • Monitoramento da efetividade de transfusões de sangue
  • Para monitorar casos de sangramento bem como avaliar sua severidade

Como é feito o exame?

É um teste rápido e objetivo, sendo bastante utilizado em serviços de emergência, especialmente para avaliar a necessidade transfusional. Feito a partir da coleta de uma amostra de sangue.

 

Equipamento utilizado para determinação de hematócrito


CENTRÍFUGA PARA MICRO - HEMATÓCRITO