Nas Fábulas de Esopo, a história “A Cigarra e a Formiga” apresenta o contraste de realidade entre os dois insetos. Enquanto as formigas trabalham arduamente para o inverno que chegará, a cigarra passa o tempo cantando o que certamente resultará em prejuízos pessoais futuros. Mas será que trabalho duro e coletividade são suficientes para tanta eficiência como nos conta a fábula? Segundo pesquisa recente a resposta é não! Descobriu – se que as formigas fazem muito mais que isso, o que dá a elas a capacidade de processar informações em coletividade de forma mais eficaz que o Google. Segundo estudo de "matemática comportamental" este pequenos animais são capazes de transformar ordem em caos através da criação de complexas redes onde administram suas ações. Como assim? O grupo configura um sistema próprio de navegação, onde são definidas suas responsabilidades. 

O estudo publicado na revista “Proceedings of National Academy of Sciences” diz que aquelas formiguinhas que encontramos andando de um lado para outro no chão e muitas vezes nos parecem perdidas, estão na verdade deixando um rastro de feromônio que facilitará o trabalho do grupo na gestão do sistema de navegação. Este trabalho é coletivo e permitirá que rotas mais curtas e eficientes até o alimento sejam encontradas.
E quem diz que repetição leva a perfeição? Para estes pequenos seres esta máxima é verdadeira e rapidamente a ordem é estabelecida fazendo com que o gasto de energia e tempo sejam minimizados.  Segundo fala o professor Jurgen Kurths coautor do estudo ao The Independent  "Essa transição entre o caos e a ordem é um mecanismo importante e eu diria que a estratégia de aprendizado envolvida nisso é mais precisa e complexa do que uma pesquisa no Google. Esses insetos são, sem dúvida, mais eficientes do que o Google no processamento de informações sobre seus arredores ”.

O professor ainda diz que segundo esses estudos formigas operárias responsáveis pelas coletas, antes consideradas menos valiosas para a colônia agora passam a ter papel fundamental para o sistema pois detêm maior conhecimento sobre os arredores do ninho.

Para o professor, o modelo matemático – que converteu padrões de comportamento em equações e algoritmos, poderá abrir novas possibilidades para a gestão do comportamento humano frente aos sistemas de transporte e navegação na internet.

Fonte: Formigas mais eficientes que Google

Pin It

Categorias dos Produtos